15 de março | 2009

Criação e oficialização da Paróquia São José será na próxima 5.ª feira

Compartilhe:

 

 Será na quinta-feira da próxima semana, dia 19, às 19 horas, a criação e oficialização da Paróquia São José, a terceira do município de Olímpia, localizada na zona sul da cidade de Olímpia. Porém, as festividades visando a comemoração do ato da Diocese, começaram no dia 1.º de março. "A forma oficial da igreja se fazer presente em determinado lugar, em determinado território, é a chamada paróquia", explica o administrador paroquial, padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça (foto), que assume como primeiro pároco no mesmo dia.

A criação da Paróquia São José, em 2009, ocorre cerca de 50 anos após a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, cujo jubileu de ouro foi comemorado no dia 29 de junho de 2008, e, quase 100 anos após a criação da Paróquia de São João Batista, que aconteceu em 1.910.

 O processo de criação da nova paróquia, que foi rápido, teve início em 2007, quando as oito comunidades da zona sul da cidade foram desmembradas da Paróquia São João Batista, sendo agrupadas na Área de Pastoral São José e, depois, em Quase Paróquia São José.

A abertura oficial das festividades aconteceu no dia 1.º de março, envolvendo as comunidades, bairros e instituições pertencentes à nova paróquia. Porém, o momento mais solene será a posse do 1.º pároco, padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça, na noite da quinta-feira, dia 19, data consagrada ao santo.

Na terça-feira desta semana, dia 10, terminou a peregrinação da imagem de São José pelas casas e comunidades, que teve início no dia dois de março. Na quarta-feira, 11, teve celebração vocacional; na quinta-feira, 12, uma carreata em honra a São José, com aproximadamente 200 carros.

Desde ontem, sexta-feira, 13, está acontecendo uma quermesse em louvor a São José, na barraca ao lado da futura igreja matriz, que termina amanhã, domingo, dia 15. A partir da segunda-feira, dia 16, até a quarta-feira, dia 18, acontecerá o tríduo preparatório.

De acordo com Mendonça, a oficialização da terceira paróquia confere de forma oficial, o reconhecimento da igreja, através da Diocese de Barretos, do crescimento das atividades religiosas na cidade de Olímpia.

"A oficialização da terceira paróquia confere com o reconhecimento da igreja através do bispo diocesano, dessa parcela do povo de Deus que aqui está e que passa a ter autonomia confiada a uma administração de um pároco, para os trabalhos de evangelização, trabalhos administrativos e tudo aquilo que se refere à ação e a presença da igreja a partir de agora", reforçou.

A paróquia São José será composta pelas comunidades urbanas: São José (comunidade central), Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antonio (Jardim Toledo).

Além dessas, também as comunidade rurais: São José, do bairro Laranjeiras; Nossa Senhora Aparecida, do bairro Bela Vista; Santo Antonio, do bairro Capituva; e São Benedito, do bairro Turvo.

Presença

De acordo com Mendonça, a criação da Paróquia São José é uma forma da igreja olhar com mais atenção e carinho, a região da zona sul da cidade de Olímpia: "o que não quer dizer que antes não olhasse, porque antes não se prezasse por isso".

Mendonça explica que há condições, dificuldades e necessidades, do ponto de vista de padres que estejam disponíveis para acompanhar mais de perto essas realidades. "A igreja (católica) hoje no Brasil, é uma das instituições que mais desenvolve ações voltadas não só a questão espiritual, mas também no campo social, através das muitas obras que coordena e promove. A nossa presença, antes de tudo, busca evangelizar através da promoção da dignidade, do cultivo da fé e da questão espiritual", finaliza.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas