08 de setembro | 2013

Daemo pode estar pagando mais de R$ 17 mil por aluguel de pás-carregadeiras e caminhões antigos

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Os alugueis de equipamentos antigos, duas pás carregadeiras e dois caminhões, pode estar custando mais de R$ 17 mil por mês à Daemo Ambiental, sucessora do DAEMO (Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia). Isso, considerando que a autarquia contratou os serviços da empresa B Magri & Batista Mecanização Agrícola Ltda. – ME, por mais de R$ 206,5 mil, aparentemente pelo prazo de um ano.

Pelo menos isso é o que se vislumbra pela foto dos equipamentos que estavam estacionados na tarde da sexta-feira, dia 6, no pátio da empresa, que fica na Rua do Bumba-Meu-Boi, número 41, no Jardim São Francisco, na zona norte de Olímpia, e informações sobre os dois processos de licitação, na modalidade pregão presencial, que constam no site da autarquia.

O primeiro pregão que aparece na seção de licitações do site é o de número 25/2013, que gerou o Processo Administrativo 48/2013, tendo como objeto a prestação de serviços com utilização de máquinas pesadas e caminhão basculante, com prazo de encerramento em 29 de agosto de 2013, às 14 horas, que, de acordo com o que está publicado em edição do Diário Oficial do Estado (DOE), culminou na contratação dessa empresa pelo valor de R$ 206.587,50. Consta que o contrato com a empresa foi assinado na segunda-feira, dia 2

Considerando a possibilidade de se tratar de um contrato de prestação de serviços pelo período de 12 meses, pode se chegar à conclusão que o custo mensal para a autarquia será de R$ 17.215,62.

O eventual prazo do contrato pode ser verificado considerando o processo de licitação anterior, também de pregão presencial, com a mesma finalidade, aparece com o número 18/2012, que gerou o Processo Administrativo 23/2012, encerrado no dia 1.º de junho de 2012, informação que leva a conclusão de que a empresa, cujos equipamentos já eram observados em circulação pela cidade, estariam prestando serviços sem contrato ou pelo menos com o mesmo vencido.

De acordo com informações veiculadas na sexta-feira, dia 6, pela imprensa local, a empresa era estabelecida em Guaraci desde o ano de 1996, mas mudou-se para Olímpia no ano de 2008.

De acordo com a informação divulgada, a contratação está dividida em três lotes. O primeiro lote de máquinas foi alugado por R$ 145.500,00, o segundo por R$ 47.287,50 e, o terceiro por R$ 13.800,00, totalizando R$ 206.587,50.

Secretário afirma que Prefeitura gasta muito com aluguéis

Para o secretário municipal de Finanças, Cleber José Cizoto, a Prefeitura Municipal de Olímpia está gastando um valor muito alto com aluguéis de prédios particulares para a instalação de órgãos de prestação de serviço público. O município está gastando aproximadamente R$ 32 mil por mês em média, para abrigar secretarias municipais, vários departamentos e até mesmo órgãos do Poder Judiciário, instalados recentemente na cidade.

Além de reconhecer que se trata de uma valor muito alto o que foi gasto nos últimos meses, é também de opinião que justificaria a construção de um novo prédio para instalar a Prefeitura, cujo obra já está projetada para o Jardim Centenário, na zona sul da cidade.

O valor gasto nos primeiros cinco meses foi estimado recentemente por Cizoto, que justificou os gastos como sendo da responsabilidade do secretário municipal de Planejamento, Valter José Trindade, que vem de ser condenado pelo Tribunal de Constas do Estado de São Paulo (TCE), por má administração da SAEV (Superintendência de Água e Esgoto de Votuporanga).

Sobre o valor, Cizoto comentou durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade, onde afirmou que “deve bater nuns R$ 30 mil”. Em seguida, questionado se não seria muito dinheiro, ele disparou: “Por isso que estou querendo construir a Prefeitura nova”, projeto que já está anunciado desde 2011.

Embora o município seja proprietário de dois prédios amplos, um na Praça Rui Barbosa, onde funcionava o antigo DAEMO (Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia) e outro na Rua 9 de Julho, há funcionários municipais espalhados por todos os cantos da cidade. “Não cabe todo o pessoal lá”, afirmou lembrando que a Secretaria de Obras e Engenharia está em uma área alugada nos fundos do Bazar das Noivas, que pertence à família Zangirolami. Segundo ele, á uma área ampla, mas “está pequena”.

Segundo o que foi apurado, em janeiro a prefeitura pagou R$ 36.291,77 em aluguéis. Em fevereiro, R$ 24.513,80; em março, R$ 50.579, 73; em abril, R$ 14.998,98; e em maio, R$ 33.507,89. No total, até maio foram consumidos R$ 159.892,17 somente com pagamentos de aluguéis.

 

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