13 de agosto | 2013

Detran – SP alerta para emails com vírus espiões Da assessoria

Compartilhe:

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para um novo e-mail falso que circula na internet, desta vez sobre a suposta clonagem de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).

A mensagem pede que o condutor abra um arquivo anexo – que diz ser um relatório de investigação do caso – e o orienta a entrar em contato em até 48 horas.

Além de conter graves erros de gramática, como o trecho “Todos as informações esta contida”, a mensagem usa a logomarca antiga do Departamento (em azul e laranja), de quando era vinculado à Secretaria de Segurança Pública. Além disso, o endereço do remetente (info@detran.com) não pertence ao Detran.SP – que é um órgão do Governo do Estado de São Paulo e, portanto, não utiliza a terminação .com.

O texto do e-mail traz, ainda, outras imprecisões que precisam ser esclarecidas. A mensagem diz que a suposta clonagem da CNH foi identificada em “monitoramento no banco de dados da instituição do Denatran”. Na verdade, o Detran.SP tem o seu próprio banco de dados, que é interligado ao banco do órgão federal, no qual as habilitações são registradas.

Outro trecho da mensagem falsa afirma que se o cidadão não entrar em contato o mais rápido possível, terá a CNH cancelada. O Detran.SP informa que uma CNH só é cancelada quando obtida de forma fraudulenta. O que existem são bloqueios que impedem a renovação do documento, como no caso de condutores que somam 20 pontos ou mais na carteira ou que foram autuados por embriaguez ao volante, por exemplo.

O e-mail também diz que se o caso não for esclarecido no prazo informado, um “inquérito judicial” será gerado. Outro erro grave, pois esse procedimento, como o próprio nome diz, só pode ser adotado pela Justiça.

ALERTAS
É importante alertar que o Detran.SP não envia e-mails para os cidadãos, exceto nos casos de resposta às manifestações enviadas a seus canais de atendimento (Disque Detran, Fale com o Detran e Ouvidoria).

Toda comunicação do Departamento com os condutores e donos de veículos é realizada de duas formas: correspondência enviada pelos Correios ao endereço de cadastro ou mensagem de texto via celular (quando autorizado previamente).

No portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), é possível consultar pontos na carteira, dados de veículos ou multas de responsabilidade do Detran.SP (somente aquelas aplicadas pela Polícia Militar). Porém, para ter acesso às informações é preciso fazer um cadastro, com criação de login e senha de uso pessoal, garantindo a segurança do acesso.

Atualmente, o Detran.SP oferece 20 serviços que podem ser feitos pela internet, de forma segura, como 2ª via da habilitação, solicitar a CNH definitiva, consultar as multas de um veículo e alterar endereço, entre outros.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas