29 de agosto | 2021

Dória vem na 5ª inaugurar resort e anunciar um novo trevo e Olímpia como o 1º Distrito Turístico do Estado

Compartilhe:

 

EDIFICANDO O VALE DO TURISMO!   
Distrito terá governança própria e concentrará recurso públicos e privados.
Os distritos podem ter área menor do que um município ou avançar por regiões vizinhas.


O governador João Dória deverá estar em Olímpia na próxima quinta-feira, dia 2, às 9h, onde além de inaugurar o maior complexo hoteleiro do Brasil, o Solar das Águas Park Resort, deverá anunciar a criação do Distrito Turístico de Olímpia, cuja lei foi recentemente publicada no Diário Oficial do Estado, e a construção do novo Trevo que ligará a Avenida Benatti à rodovia Assis Chateaubriand.

Governador João Doria regulamentou, por meio de decreto publicado nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial, a instituição dos Distritos Turísticos no Estado de São Paulo. O texto detalha as condições para que uma região submeta-se ao processo de avaliação e se candidate ao posto de Distrito Turístico.

O governador também deve descerrar – durante o ato no hotel – a placa de inauguração do coreto da Praça Rui Barbosa, cujo projeto foi elaborado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake.

Depois de Olímpia segue para Barretos. Lá ele vai anunciar o município como Estância Turística e também a contratação do projeto para duplicação da Assis Chateaubriand de Guapiaçu até Guaíra

Esta semana o governador assinou a criação da Região Metropolitana de Rio Preto, com Olímpia e Severínia incluídos.

GOVERNANÇA PÚBLICA E PRIVADA

Segundo o prefeito Fernando Cunha, O distrito turístico é uma modalidade de governança pública e privada, já consolidada e muito bem-sucedida em outros locais internacionais como em Cancun e Los Cabos, no México, além de Orlando e dezenas de destinos, nos Estados Unidos.

“Esse modelo foi transformado em lei no Estado de São Paulo e Olímpia poderá ser um deles, com o aval da secretaria estadual de Turismo e do governador João Doria”, complementou.

O prefeito explicou também que, com isso, a cidade extrapola a condição de Estância Turística e passa a ter uma categoria mais ampla, podendo, a partir daí, ter mais representatividade nas secretarias de Estado e também em num colegiado presidido pelo prefeito com a iniciativa privada e representantes da administração municipal e Governo Estadual, para definir planos, programas e investimentos dedicados à evolução do turismo em Olímpia e região.

DISTRITOS PODEM AVANÇAR
ÁREAS DE OUTROS MUNICÍPIOS

Os distritos podem ter área menor do que um município ou avançar por regiões vizinhas. Há inúmeras regiões de grande potencial para se tornar Distritos Turísticos no Estado, entre elas, Olímpia, com seus parques de águas; Serra Azul, com os centros de compras e parques temáticos; além do Vale do Ribeira e da região central de São Paulo.

O município de Olímpia, no próximo dia 2, poderá oficializar uma parte do município como primeiro Distrito Turístico do Estado de São Paulo, com a presença de representantes do Governo do Estado.

FUTUROS DISTRITOS 

Para isso, é necessário comprovar fluxo turístico e potencial de expansão, atestar atributos naturais, relevância histórica, presença de complexos de lazer, de parques temáticos ou orlas marítimas. “O governo de SP assumiu como política pública o desafio de apostar no desenvolvimento turístico como motor da economia”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.

Em outras palavras, os distritos serão áreas de fomento ao setor, com alto impacto na oferta de empregos e no fluxo de turistas. “É uma grande conquista avançar com uma legislação que vai beneficiar o turismo em todo o estado”, afirmou. Ao se tornarem distritos turísticos, os municípios terão condições especiais para atrair investimentos privados âncora, fomentar o empreendedorismo e potencializar a vocação turística da região.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas