31 de maio | 2021

Editor da Folha registra BO contra Bombeiro incendiário por ameaça

Compartilhe:

Arantes entendeu que o BO registrado pelo incendiário tinha o objetivo de intimidação (calar a boca do jornalista) e até de ameaça de morte, pois dá a entender que está fazendo um favor ao manter-se longe de Arantes e família.

Advogados Willian Zanolli e Mônica Nogueira, acham absurdo vítima estar privada de liberdade e autor solto proferindo ameaças.

O jornalista e editor do jornal Folha da Região, site ifolha e do programa Cidade em Destaque, pela rádio Cidade de Olímpia, registrou, na delegacia de polícia local, no início da tarde de quarta-feira, 26, um Boletim de Ocorrência por ameaça contra o bombeiro municipal incendiário, Cláudio José de Azevedo Assis que confessou ter ateado fogo em sua residência e as redações dos veículos que edita, na madrugada do dia 17 de março último.

Arantes contou ter tomado conhecimento de um também BO registrado contra ele pelo bombeiro por Violação do Segredo Profissional e Divulgação de Segredo.

O jornalista, após ouvir de sua mãe, de 81 anos, que o sujeito o estava ameaçando ao dizer que estava mantendo medidas protetivas não deferidas pela justiça, entrou em contato com seus advogados no caso, Willian Zanolli e Mônica Nogueira, que resolveram registrar o Boletim na delegacia local.

INTIMIDAÇÃO PARA NÃO
DIVULGAR NOTÍCIAS SOBRE O BOMBEIRO

O histórico do documento lavrado na delegacia local tem o seguinte teor: “Comparece nesta Unidade de Policia Judiciária o declarante, ora vitima, José Antônio Arantes, alegando que, na data de 25 de maio, terça-feira, tomou conhecimento do registro da ocorrência versando sobre Violação do Segredo Profissional e Divulgação de Segredo lavrado em seu desfavor”.

— “Após se inteirar do teor das declarações constantes no histórico daquela ocorrência, o declarante sentiu restringido o seu direito constitucional de informar, haja vista que consta naquele registro que o declarante havia violado segredo profissional, referindo-se a uma informação divulgada em sua mídia social (site ifolha) acerca dos fatos tratados em sede de procedimento administrativo instaurado pela Prefeitura local em desfavor de Claudio. Assim, com o registro da ocorrência, o declarante se sentiu ameaçado a não divulgar os fatos ocorridos nesta cidade, com isso, ferindo sua prerrogativa funcional”.

— “Destarte, nas mesmas declarações, em outro trecho, o declarante notou que Claudio relatou que estava cumprindo Medidas Cautelares, relacionadas ao crime cometido por ele em detrimento do declarante, contudo, naqueles Autos o Magistrado não se manifestou acerca do deferimento das medidas diversas da prisão, apesar de existir manifestação ministerial em sentido favorável a concessão”.

“FAZENDO UM FAVOR”
EM SE MANTER LONGE DO JORNALISTA”

— Ao analisar os fatos, o declarante se sentiu ameaçado, pois a partir dos relatos, concluiu que Cláudio estava “fazendo um favor” em não se aproximar do declarante e em qualquer momento poderia cometer tal ato”.

— “Por fim, o declarante consigna que teme pela sua integridade física e de sua família, pois Claudio em data pretérita havia ateado fogo em sua residência e, inclusive em suas declarações ele confessou que iria matar uma autoridade, assim, transparecendo ser um individuo de alta periculosidade”.

ABSURDO A VÍTIMA
PRIVADA DA LIBERDADE E O AUTOR SOLTO

Para os advogados do jornalista, Willian Zanolli e Mônica Nogueira, “é simplesmente um absurdo que o autor confesso de um atentado que chocou a comunidade, por se tratar de um Bombeiro incendiário e colocou em alerta a imprensa nacional e internacional e mobilizou vários órgãos de defesa de liberdade imprensa, esteja solto e indiretamente ameaçando a vítima e seu órgão de comunicação”.

E concluiram: “Tomaremos todas as medidas possíveis e imagináveis para reverter este quadro de impunidade onde a vítima e sua família perdem a liberdade e o autor do atentado esteja solto e ameaçando com inverdades por total falta de justiça”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas