01 de maio | 2011

Educação começa viabilizar programa “Um Computador por Aluno” nas escolas locais

Compartilhe:
Da assessoria
Com base no Projeto de Lei número 4.365/2011, de autoria do prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, aprovado durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Olímpia, na noite da segunda-feira, dia 25, autorizando a contratação de crédito com o Banco do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação começa a viabilizar a implantação do ProUca (Programa um Computador por Aluno), na rede de ensino local.

Criado pelo Governo Federal, o objetivo do programa é permitir à comunidade estudantil a participação mais efetiva no mundo globalizado, através da implementação das políticas educacionais de inclusão digital.


O ProUca oferece laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia.


Os computadores têm as seguintes características: tela de cristal líquido de sete polegadas; capacidade de armazenamento de 4 gigabytes; 512 megabytes de memória; bateria com autonomia mínima de três horas; e peso de 1,5 quilo.


O ProUca foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a ideia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.


Durante o ano de 2007 foram selecionadas cinco escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais. No ano passado, o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150 mil laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas do País.


Para incentivar a compra, o Governo Federal disponibiliza linha de crédito para financiamento. O recurso tem baixa taxa de juros e possibilita a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos para os alunos da rede de educação básica.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas