26 de julho | 2010

ENEM reprova escola estadual de Guaraci

Compartilhe:
 
A Escola Estadual José Antônio Santana, de Guaraci, foi reprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2009. Segundo a reportagem desta Folha apurou, a escola recebeu nota 497,02 dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos, antigo curso supletivo, e 498,11, dos alunos ensino médio normal.

Os dois cursos estão relacionados entre os 57 de 46 escolas reprovadas na região noroeste do Estado de São Paulo, que ficaram com média abaixo de 500 pontos no Enem.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova, já que a nota máxima é 1.000.

O exame avaliou o conhecimento dos alunos nas áreas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, códigos e matemática, além de exigir uma redação.


Na região, estudantes de 468 escolas fizeram a prova, mas apenas 330 instituições obtiveram conceito (é preciso que pelo menos 10 alunos respondam a todas as questões para que a instituição seja avaliada).


A pior nota dentre as instituições da região foi a da escola estadual Professora Maria Conceição Aparecida Basso, de Fernandópilis, com 416,89 pontos, seguida da escola estadual Professora Enny Tereza Longo Fracaro, de Votuporanga, que conseguiu 422,62 pontos.


Além da Professora Enny Tereza Longo Fracaro, Votuporanga tem outras quatro escolas com baixo desempenho. Em São José do Rio Preto, sete cursos de seis escolas estão abaixo da média: Cardeal Leme (444,23), Professor Ademir Dib (482,21), Waldemiro Naffah (487,79 para EJA e 490,54 para curso convencional), Maria Galante Nora (494,68) e Alzira Valle Rolemberg (498,43).


De acordo com o professor da UNESP, João Cardoso Palma Filho, o resultado no Enem não é uma surpresa, já que avaliações como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já mostravam uma queda de rendimento do ensino médio.
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas