22 de julho | 2012

Fefol deste ano marca retorno do Grupo Terra da Luz

Compartilhe:

O 48.º Festival Nacional do Folclore (Fefol), evento que mais uma vez volta a ser realizado no mês de julho, marca o retorno do Grupo Parafolclórico Terra da Luz, de Fortaleza, Estado do Ceará, quase dois anos depois do falecimento do professor Francisco da Silva Freitas, que ocorreu em outubro de 2010. Em 2008, última vez que participou, foram apontadas falhas da organização que teriam atrapalhado as apresentações do folclore do estado nos palcos do Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna.

Pelo menos isso é o que se podia depreender da fala do coordenador do grupo, Francisco da Silva Freitas, na noite que antecedia o encerramento oficial do evento, momentos antes de iniciar a última apresentação do ano, no palco da arena cultural, Freitas reclamava que, embora considerasse motivo de orgulho, as apresentações do folclore cearense por parafolclóricos de outros estados, antes de suas apresentações, fez com que tivesse dificuldades para escolher seu repertório.

A preocupação de Freitas, que também sempre foi a do idealizador e criador do festival, professor José Sant’anna, era evitar a repetição de danças e folguedos numa mesma noite.

Um exemplo de repetição que ocorre em todos os festivais, é o excesso de danças gaúchas apresentadas. Muitas vezes, no caso do Godap de Olímpia, só para citar como exemplo, apresentava danças gaúchas momentos antes de um grupo do Rio Grande do Sul subir ao palco para sua apresentação.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas