08 de dezembro | 2008

Futura secretária é contra período integral obrigatório

Compartilhe:

Antecipando a previsão inicial do vice-prefeito Luiz Gustavo Pimenta, o nome da professora Eliana Antônia Duarte Bertoncello Monteiro, atualmente atuando na direção da Escola Professora Alzira Tonelli Zaccarelli, foi anunciado no início da manhã da segunda-feira desta semana, dia 1.º, para ser a titular da Secretária Municipal de Educação. A professora assumirá a pasta cujo orçamento para 2009 é R$ 17.988.600,00.

Nas entrevistas que concedeu durante esta semana, Eliana Bertoncello garantiu que vai atuar com a finalidade de acabar com a obrigatoriedade do período integral nas escolas da rede municipal de ensino, mas que o novo formato ainda vai depender de informações que pretende obter de pais de alunos.

O seu nome, segundo ela relatou, foi definido no final da tarde do domingo, dia 30, numa reunião que manteve com o prefeito eleito Eugênio José Zuliani, Geninho, com quem confirma manter laços estreitos de amizade, porém, nega qualquer compromisso anterior para assumir o cargo.

De acordo com a futura secretária, seu nome foi escolhido entre os três nomes mais indicados pela consulta feita pela equipe do futuro prefeito, não só às entidades de classe, mas também em todas as escolas da cidade. Além de seu nome, outros dois nomes mais indicados foram do ex-secretário Ademir Antônio de Freitas e da diretora da Escola Dr. Wilquem Manoel Neves, Heloisa Maria Marchi, que inclusive participaram da reunião na qual ocorreu o convite para ocupar o cargo. "Antes disso nunca pensei em chegar a este posto", reforçou.

De acordo com ela, o convite para ocupar a pasta foi "uma surpresa muito grande" e quando foi feito até demorou para responder: "A escolha ter recaído sobre meu nome me deixou alegre, surpresa e uma mescla de sentimentos que na hora me deixou muda".

Ao assumir o cargo, ela pretende atuar da mesma forma como atua na direção da escola e atuou em toda sua carreira de professora. "Na Secretaria também deve-se proceder da mesma forma, num universo maior que o da escola", avisa.

Problemas

Assim que recebeu o convite, recebeu também as situações que exigem estudos imediatos. Os primeiros e principais obstáculos a serem resolvidos são as contratações de professores pelo regime ACT (Admitidos em Caráter Temporário) e a questão da obrigatoriedade do período integral.

"Quanto à prova para professor ACT, não dá para ter ainda uma posição definida. Não tenho nada de oficial do que está acontecendo no município, agora em dezembro de 2008, como planejamento de 2009 e, também da legislação que vigora no sistema de contratação de professor. O que pretendemos fazer é tomar conhecimento e verificar o que é possível fazer o mais rápido possível. Se for a prova divulgar bibliografia, colocar as condições e tudo mais. Se não houve prova, qual vai ser o critério na atribuição de aulas", explicou.

Já quanto ao período integral, compromisso de campanha de Geninho, informou que haverá uma consulta aos pais. "Nas escolas onde há demanda para período integral pretendemos manter e onde não houver não há porque deixar. O período integral fica a critério dos pais. A consulta é importante para podermos formatar. Quem trabalha em uma escola sabe que as realidades são muito distintas. Temos muitos problemas em comum, mas temos a especificidade de cada escola e cada comunidade e isso só da para saber com certeza após a consulta. Se é possível manter numa escola ou se há necessidade de remanejamento. No caso de um número muito baixo de procura, onde não se consiga formar classes, nesse caso precisaremos de remanejar. Assim que tivermos um estudo a respeito disso, voltaremos à imprensa para divulgar como será feita a opção dos pais", informou.

Transição

A transição de governo, cuja definição era aguarda para esta sexta-feira, dia 5, avalia a futura secretária que seria o melhor caminho para os alunos e professores "porque dá para definir melhor a vida de todos" e ser houver possibilidade diz que estará pronta para trabalhar junto com a atual secretária de Educação, Maria Teresa Diniz Sachetim Barboza.

Por outro lado, entende que é prematuro falar sobre outros pontos a serem atacados para melhorar o que for preciso no sistema municipal de Educação. Embora confirme precisar de uma equipe, também não antecipou nenhum nome, mas não descarta utilizar os serviços e conhecimentos de pessoas que atuam na atual administração.

"O fato de estarem na atual administração não é nenhum obstáculo para que continuem na próxima, porque priorizamos a capacidade e o espírito de colaboração para que a Educação se saia bem. Não temos nomes nem de um lado e nem de outro, até porque lados deixam de existir a partir do momento em que o resultado da eleição saiu. Há pessoas competentes e dispostas a trabalhar e é isso que pretendemos, formar equipe com esses nomes", acrescentou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas