30 de agosto | 2009

Guarani é o maior manancial subterrâneo de água no mundo

Compartilhe:

Ocupando uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, sendo que dois terços dela está em sob domínio territorial brasileiro, abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Ca­tarina e Rio Grande do Sul, o Aqüífero Guarani, localizado na região centro-leste da América do Sul, que, além do Brasil, se entende por Paraguai, Uruguai e Argentina, é o maior manancial de água doce subterrânea trans-fron­teiriço do mundo.

Segundo estudos científicos, esse reservatório, de proporções gigantescas de água subterrânea, é formado por derrames de ba­sal­to ocorridos nos Períodos Triás­si­co, Jurássico e Cretáceo Inferior (entre 200 e 132 milhões de anos), segundo o site http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm.

A espessura total do aqüífero varia de valores superiores a 800 metros até a ausência completa de espessura em áreas internas da bacia. Considerando uma espessura média aqüífera de 250 me­tros e porosidade efetiva de 15%, estima-se que suas reservas permanentes, ou seja, sua água acumulada ao longo do tempo, seja da ordem de 45 mil quilômetros cúbicos.

Por isso e, até por outras particulares que possui, aos especialistas, principalmente, o Aquífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer.

Sua recarga natural anual, prin­cipalmente pelas chuvas, por exemplo, é de 160 quilômetros cúbicos por ano, sendo que desta, uma parcela de aproximadamente 25%, ou seja, 40 quilômetros cúbicos, constituem o potencial ex­­plorável sem riscos para o sistema aqüífero.

As águas em geral são de boa qualidade para o abastecimento público e outros usos, sendo que em sua porção confinada, os poços têm cerca de 1,5 mil metros de profundidade e podem produzir vazões superiores a 700 metros cúbicos por hora.

Perfil

No Estado de São Paulo, o Gua­­rani é explorado por mais de mil poços e ocorre numa faixa no sentido sudoeste-nordeste. Sua área de recarga ocupa cerca de 17 mil quilômetros quadrados, que aglomera a maior parte dos poços.Esta área é a mais vulnerável e deve ser objeto de programas de planejamento e gestão ambiental permanentes para se evitar a contaminação da água subterrânea e sobrexplotação, com o conse­quen­­te rebaixamento do lençol freá­tico e impacto aos corpos d’á­gua superficiais.

O fato da qualidade da água ser adequada para consumo humano, com o fato de apresentar boa proteção contra os agentes de poluição que afetam rapidamente as águas dos rios e outros mananciais de água de superfície, aliados ao fato de haver uma possibilidade de captação nos locais onde ocorrem as demandas e serem grandes as suas reservas de água, faz com que o Aqüífero Gua­rani seja o manancial mais econômico, social e flexível para abastecimento ao consumo humano na área.

Por ser um aquífero de extensão continental com característica confinada, muitas vezes jor­rante, sua dinâmica ainda é pouco conhecida, necessitando maiores estudos para seu entendimento, de forma a possibilitar uma utilização mais racional com estratégias de preservação mais efi­cientes.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas