13 de julho | 2008

IBCP anuncia shows culturais com ‘Piaba de Ouro’ de Olinda

Compartilhe:

 

 O presidente do IBCP (Instituto Brasileiro de Cultura Popular), Vivaldo Mendes, anunciou, nesta semana, como apresentação inédita do 44.º Festival do Folclore (Fefol), a contratação do grupo de maracatu Piaba de Ouro, da cidade de Olinda. Fundado em setembro de 1977 por Manoel Salustiano Soares, é um dos mais conhecidos maracatus rurais de Pernambuco.

De acordo com informações obtidas pela reportagem desta Folha, se trata de um bloco de cultura popular que, inclusive, já venceu vários carnavais da cidade de Olinda. Num dos sites que revelam a origem do grupo, segundo Augusto Câmara em seu Roteiro do Carnaval de Olinda, o nome da agremiação inspirou-se nos pequenos peixes existentes em um riacho que corria próximo à casa de Mestre Salustiano, filho do fundador da agremiação.

Ainda de acordo com a informação, é o único maracatu de baque solta que tem uma orquestra com 20 músicos. Atualmente, desfilando com 250 figurantes, o Piaba de Ouro é um dos blocos de cultura popular mais importante do Brasil.

A instituição já foi campeã do carnaval pernambucano por sete vezes. Sua sede é palco para o maracatu, o coco de roda, ciranda, forró pé de serra com rabeca, folguedos de Salú, capoeira, cavalo-marinho e quadrilha junina.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas