10 de julho | 2022

Lançamento do cartaz marca início dos preparativos para o 58º Fefol

Compartilhe:

 

DADA LARGADA DO FESTIVAL!
Boi de Mamão, de Santa Catarina, conta a história da morte e ressurreição do boi.
Grupo homenageado ganha exposição especial no museu.


Com o lançamento do cartaz na quarta-feira (06) e com o início dos preparativos diretos foi dada a largada na contagem regressiva para o 58ª Festival do Folclore, que, após dois anos, voltará a ser presencial, de 06 a 14 de agosto de 2022, no Recinto do Folclore.

Em cerimônia realizada no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, foi apresentado o material institucional que traz como elemento principal uma imagem ilustrativa da Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis – Santa Catarina, grupo homenageado desta edição. 

Com mais de 50 anos de história, o grupo é considerado um dos mais antigos da capital catarinense, com uma apresentação que conta a tradicional história da morte e ressurreição do boi, um clássico da cultura de Santa Catarina, com personagens como a cabra, a bernúncia, o bode e a maricota, interpretando um espetáculo que interage com todas as idades.

EXPECTATIVA DE PÚBLICO

DE 150 MIL PESSOAS

O cartaz traz ainda símbolos da flor Dália, em referência ao Jubileu celebrado neste ano, conforme o legado deixado pelo idealizador do festival, Professor José Sant’anna.

Em nove dias de festa, a organização do festival tem a expectativa de atrair um público de mais de 150 mil pessoas, para o Recinto do Folclore, superando a última edição presencial. 

GRUPO GANHA
EXPOSIÇÃO ESPECIAL NO MUSEU

Considerado o primeiro equipamento cultural da Estância Turística de Olímpia, o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” foi fundado em 1973, por iniciativa do Professor José Sant’anna, para preservar objetos relacionados à história do município e também ao Festival do Folclore.

Nos últimos anos, além da mudança de prédio físico, o acervo tem passado por readequação para valorizar as peças e promover uma experiência de visitação mais atrativa com novos mobiliários, iluminação e distribuição das exposições de forma mais adequada.

As salas dedicadas ao Folclore, que acabam de ganhar novos objetos em exposição referentes à Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis-SC, grupo homenageado neste ano, no 58º Festival do Folclore.

CARACTERÍSTICAS TÍPICAS
DA CULTURA CATARINENSE

No espaço, os visitantes podem conhecer características típicas da cultura catarinense e do grupo, como os personagens que compõem a apresentação artística, entre eles o boi e a boneca gigante Maricota, e os instrumentos musicais utilizados, com informações e curiosidades sobre as peças.

Além disso, foi preparado um ambiente dedicado também à congada, que possui forte relação com Olímpia e é bastante presente em outros estados brasileiros.

Ainda sobre o folclore, os corredores do museu contam com fotografias sobre o Festival do Folclore, prêmio da Lei Aldir Blanc 2021, simbolizando a diversidade do festival, os primeiros anuários do Festival do Folclore e sua história de 58 anos.

MUSEU TAMBÉM TEM INFORMAÇÕES
SOBRE O CRIADOR DO FESTIVAL

Quem visita o Museu encontra ainda um acervo permanente com objetos e utensílios antigos, informações sobre a história de Maria Olímpia, da fundação do município e do Museu, além de personalidades importantes como Geremia Lunardelli, o rei do Café, sobre o próprio Professor José Sant’anna, seu acervo cultural, literário e acadêmico, e também peças do Sítio Arqueológico Maranata e a história dos povos originários da região. 

Uma outra sala exclusiva para artesanatos, com obras do artista olimpiense Miguel Moriel, com entalhe em madeira; um tear para ressaltar o artesanato têxtil; esculturas em barro e uma peça importante, um chapéu que deu origem ao trançado estrela, uma técnica artesanal de Olímpia.

O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” está localizado na Rua David de Oliveira, 89, Centro, aberto ao público, gratuitamente, todos os dias, das 09hs às 21 horas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas