19 de março | 2014

Médica cubana foi apresentada na tarde da 2.ª feira, dia 17

Compartilhe:

Da redação e assessoria

A médica cubana Yolaysi Comendador Zamora foi apresentada à imprensa de Olímpia na tarde da segunda-feira, 17. A apresentação foi no gabinete do prefeito Eugênio José Zuliani, com a presença da secretária municipal da Saúde, Silvia Elizabeth Forti Storti. A médica veio dentro do Programa Mais Médico do Governo Federal.

A apresentação ainda contou com a presença da enfermeira Rosa Maria de Carvalho, que é diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde. “Ela vem com a finalidade exclusiva para trabalhar na Estratégia Saúde da Família”, disse o prefeito Geninho.

Olímpia conta hoje com quatro equipes da ESF, duas na UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho no bairro da São José, zona sul; uma equipe na UBSF Valter Stuk na Cohab IV, na zona norte; uma na UBSF Dr. Custodio Ribeiro De Carvalho em Ribeiro Dos Santos, região norte do município; e uma na UBSF Dr. Gilberto Vicente Mora em Baguaçu, região noroeste.

De acordo com o prefeito, após o período de adaptação e aguardo da liberação do CRM (Conselho Regional de Medicina) da médica no Diário Oficial, ela será deslocada para um dos programas do município.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a Lei nº 12.871 de 22/10/2013 e Portaria nº 30, o município será responsável pela concessão de moradia, alimentação e deslocamento apenas.

Ao Ministério da Saúde cabe custear a bolsa-formação em favor dos médicos, no caso seu salário, bem como garantir supervisão e tutoria aos participantes. Os médicos, por sua vez, devem cumprir a carga horária do programa (32 horas de ações de capacitação na realização de atendimento na Atenção Básica e 8 horas de ações de capacitação na realização de atividades acadêmicas), entre outros deveres estabelecidos na regulamentação do Programa.

Ainda de acordo com Silvia Forti, esta ação permite ao município uma opção por mão de obra em saúde para sanar a deficiência de profissionais no setor. “Devido à falta de adesão dos candidatos nos concursos públicos para médicos no município e pela facilidade que o Programa traz, garantindo o médico durante o período de três anos, podendo renovar por mais três anos se o município e a médica tiver interesse”, afirmou.

“Precisamos de mais médicos na cidade de Olímpia, e eles são bem vindos. Porém temos dificuldades em preencher estas vagas, principalmente das ESF que são 40 horas semanais a serem cumpridas. Por isso esta adesão ao programa do governo federal como opção de trazermos estes profissionais para a cidade. Inicialmente fizemos duas solicitações, e mais recente outra, assim existe a possibilidade de virem mais dois profissionais para o município”, endossa o prefeito.

A Secretária da Saúde também destacou a necessidade de expansão da Estratégia Saúde da Família. “A Yolaysi veio contribuir e ampliar a cobertura para esta ação, somente neste programa de ESF, não podendo abrir consultório para atendimento particular, nem prestar plantões, por exemplo, na UPA de forma terceirizada”, explica.

A médica, que trabalhou seis anos na Venezuela, no Programa de Atendimento a Deficientes Físicos, está tranquila e disse que o seu proposito é trabalhar e fazer atividades de promoção e prevenção de saúde. “Acredito que a maior dificuldade é a língua e talvez as diferenças regionais nas rotinas de atendimento. Porém estou otimista”, finalizou o prefeito.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas