25 de maio | 2008

Pais devem definir escola em período integral para os filhos

Compartilhe:

 

 Mesmo considerando um sistema altamente positivo para os alunos, desde que a implantação acompanhe todos os preceitos educacionais necessários para atender todas as necessidades, deveriam ser os pais os responsáveis pela definição de matricular os filhos em escolas de período integral ou não.

Na opinião do professor Ivo de Souza (foto), quem deve definir o período que o seu filho fica na escola, são os pais. "Sou totalmente contra a obrigatoriedade. Nada que é obrigatório é muito saudável, por isso entendo que essa é uma decisão que deveria ficaria para os pais", observou.

Se posicionando contrário também à forma como a questão vem sendo tratada, ou seja, como fosse pura e simplesmente uma questão de política eleitoral, diz que haveria problemas se alguns pais quisessem e outros não e que até não sabe como esse impasse seria solucionado.

Souza considera que é um período muito grande para as crianças ficarem nas escolas, muitas vezes não adaptadas às necessidades físicas e psicológicas dos alunos: "Acho que a criança tem que ter um período grande com a família".

Entretanto, observa a questão dos pais que trabalham fora e precisam ter onde deixar as crianças: "aí seria um opção desses pais". Mesmo assim, além do espaço físico, ressalva que é preciso escolher bem quais serão as atividades e metodologia e ainda qual o planejamento anual.

Por outro lado, observa que o Ensino Fundamental I (até 4.ª série) em Olímpia tem suas qualidades e defeitos como em qualquer lugar e que é preciso aprimorar as boas qualidades e corrigir as falhas. "Olímpia pode fazer muito pelo seu ensino de 1.ª a 4.ª série, para que se torne uma ilha de excelência no nosso estado de São Paulo", finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas