06 de dezembro | 2015

Polêmica: governador recua e adia a reorganização escolar

Compartilhe:


O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, recuou e anunciou o adiamento da reorganização escolar que estava sendo colocada em prática. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira, dia 4, durante entrevista coletiva para jornalistas no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Horas depois, o secretário da Educação, Herman Voorwald, pediu demissão do cargo.

“Alunos continuam nas escolas em que já estudam. Os debates serão feitos em 2016”, disse. “Eu escutei e respeito a mensagem dos estudantes e seus familiares, com suas dúvidas e preocupações em relação à reorganização das escolas aqui no nosso Estado. Por isso, nós decidimos adiar a reorganização e rediscuti-la escola por escola com a comunidade, com estudantes e, em especial, com os pais dos alunos”, acrescentou.

A reorganização anunciada no final de setembro, propunha medidas para transformar escolas com ensino fundamental e de ciclo único em de apenas um ciclo e encontraram forte resistência de professores, alunos e pais de estudantes que fecharam as principais vias da capital durante esta semana.

Na tarde do dia 3, o Ministério Público e a Defensoria Pública de São Paulo entraram com uma ação civil pública que pedia que a reorganização das escolas estaduais fosse interrompida e que a Secretaria de Educação organizasse uma agenda de discussões com a sociedade sobre as mudanças.

REORGANIZAÇÃO

No caso de Olímpia, se fosse confirmada, embora sem fechar nenhuma unidade, a reestru­tura­ção atingiria cinco escolas, dezenas de professores e 1,2 alunos, aproximadamente.

Com a medida, as escolas Dr. Antônio Augusto Reis Neves e Maria Ubaldina de Barros Furquim, passariam a atender apenas alunos do Ensino Médio. Já as escolas Professora Alzira Tonelli Zaccarelli, Dona Anita Costa e Dr. Wilquem Manoel Neves, atenderão alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6.º ao 9.º anos.

A possível mudança fez com que um aluno do 9º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Alzira Tonelli Zaccarelli, no Jardim Hélio Casarini, conhecido por Cohab III, na zona sul, escrevesse uma homenagem à escola.

“Escrevo esse texto como forma de gratidão e de carinho, uma verdadeira declaração de amor á Escola Estadual Professora Alzira Tonelli Zaccarelli, pois, afinal de contas, são anos de estudos no mesmo lugar e agora com a reorganização escolar, estaremos de mudança para outra escola para podermos cursar o Ensino Médio. Dessa forma,quero que todos conheçam um pouquinho dela.

O ano de 2015 foi um ano muito marcante em nossas vidas, um ano de grandes acontecimentos que irão ficar guardados na memória e que já estão deixando um sabor de saudade e muita vontade de ficar ainda mais juntos na Escola Estadual Professora Alzira Tonelli Zaccarelli, a Escola do nosso bairro e de nossos corações.

Lugar onde fomos criando um grande laço de amor e carinho, nossa segunda casa, e é claro, um espaço de muito aprendizado que vai ser levado para vida toda, preparando para o futuro que nos espera e está em nossas mãos.

Com aulas mais interativas e com muita diversão aprendemos muitas coisas, dentre elas podemos destacar as questões relacionadas á Sustentabilidade. Aprendemos a aproveitar o que a natureza nos deu preservando o meio ambiente. Dentro dessa temática nos empenhamos em fazer a horta escolar, que para nós foi algo novo que contribuiu para a mudança de hábitos alimentares, pois passamos a inserir em nossa alimentação maior quantidade de verduras e legumes.

Em sala de aula sob a orientação de excelentes professores e através das Oficinas Curriculares de Experiências Matemáticas, Espaço Educadores Sustentáveis, Orientação de Estudos, Leitura e Produção Textual, e também, através de projetos conseguimos avançar na aprendizagem.

Durante o Festival de Folclore a “Magia de Parintins” tomou conta do Recinto e de nossas vidas. Com muito esforço e dedicação conseguimos fazer uma belíssima apresentação aplaudida pelo público presente que nos teceu muitos elogios, já nos fazendo pensar em 2016 onde faremos uma apresentação muito mais bonita. Não podemos deixar de mencionar o Programa Escola da Família. Aos finais de semana a escola se torna um espaço de aprendizado e diversão com aulas de Espanhol, Violão, artesanato, dança, teatro, práticas de esportes, jogos de mesa, cinema, comunidade leitora e muito mais.

Me despeço com muito orgulho e satisfação por ter sido aluno da Escola Estadual Professora Alzira Tonelli Zaccarelli”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas