12 de julho | 2020

Prefeitura faz inauguração sem plateia do Centro Especializado em Saúde da Mulher

Compartilhe:

O novo centro recebeu o nome da médica
Elizabeth Sasdeli falecida em 2002.
Local, no entanto, será utilizado
inicialmente para atendimento de
pacientes com sintomas de gripe
que colherão material para
exame de covid-19.

 

Em solenidade que contou com a presença apenas do prefeito e alguns assessores e vereadores, portanto, sem plateia, foi inaugurada na sexta-feira, 10, o Centro Especializado em Saúde da Mulher, instalado ao lado do Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE), conhecido como Postão.

O local, que abrigava a antiga Farmácia Municipal passou por obras de reforma e adequação. O novo espaço teve a recepção ampliada, além da construção de dois banheiros com acessibilidade, adequação de consultórios, acesso para ambulância com passagem coberta e pintura geral do prédio. Além disso, o Postão também passou por obras com reforma do banheiro e ampliação da recepção. Foram gastos R$ 300 mil em recursos próprios, por meio da operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal (FINISA).

O Centro Especia­liza­do ofe­recerá acompanhamento pré-natal de risco, colos­co­pia (exame preventivo do colo de útero), papa­nicolau, cuidados de atenção básica, entre outros.

A entrega do espaço foi realizada apenas com a presença do prefeito Fernando Cunha, alguns vereadores, secretários municipais e a presença de familiares da homenageada “Dra. Elizabeth Bonfim de Oliveira Sasdeli”, que empresta seu nome à unidade. A médica ginecologista, falecida em 2002, atuou na rede municipal de saúde da cidade e dos distritos.

GRIPÁRIO

Aproveitando o espaço pronto do Centro de Saúde da Mulher, a Prefeitura irá ativar o local, temporariamente, para os cuidados da Covid-19. A Unidade de Síndrome Gripal, mais conhecida como “Gripário”, será destinada a atender todos os pacientes com sintomas de gripe e resfriado, e coletar exames, respeitando o novo protocolo dos órgãos superiores de saúde. Para a opera­cionalização estão sendo contratados 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, a fim de que o funcionamento seja iniciado nos próximos dias. Assim, passado o período mais crítico da pandemia, o Centro de Saúde da Mulher será definitivamente implantado.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas