23 de março | 2008

Quase 2,9 mil compareceram para eleger o novo Conselho Tutelar

Compartilhe:

 

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), advogado Paulo Roberto Poliselli de Souza, informou, nesta semana, que quase 2,9 mil compareceram para votar na escolha dos novos integrantes do Conselho Tutelar de Olímpia. A posse para a quarta gestão está marcada para a próxima segunda-feira, dia 24 de março.

Foram escolhidos como novos conselheiros titulares: Daiana Paula Ruiz, com 451 votos; Jesus Aniceto Júnior, 263; Marilene Baú de Souza, com 217; Patrícia Cezário, 206; e Rodrigo Celestino Maceno, 191. Para as suplências ficaram: Tamires da Silva, com 162 votos; Maria Lucia de Oliveira, 150; Débora Sanches Cattalano, 138; Tatiana Rayel Zimmermann Aranha, 136; e Gisele Cintra Recco, 129.

No total, segundo o presidente do CMDCA, 2.874 eleitores compareceram para votar numa eleição considerada tranqüila. A apuração foi concluída em cerca de 30 minutos. A contagem dos votos começou aproximadamente às 16h30 e, por volta das 17 horas o resultado já era conhecido.

Perguntado se o comparecimento havia superado as expectativas, o presidente explicou que a movimentação, por exemplo, na Escola Estadual Dona Anita Costa, foi intensa durante todo período de votação. "De certa forma foi uma surpresa agradável a presença dos eleitores em Olímpia, Ribeiro e Baguaçu", acrescentou.

No entanto, ao que consta, um dos candidatos demonstrou intenção de protocolar recurso reclamando possível irregularidade durante o período de votação. Segundo Paulo, se acontecer será resolvido em conjunto com o Ministério Público – Curadoria da Infância e Juventude – através da promotora Daniela.

Se confirmada a irregularidade o candidato acusado ficará desclassificado. Caso contrário, o resultado será mantido. Em caso de irregularidade a posse será adiada e não acontecerá mais na segunda-feira, dia 24. A reclamação é que um dos candidatos teria utilizado transporte para levar seus eleitores para votarem.

Os novos conselheiros foram escolhidos para um mandato de três anos, com a posse prevista para a próxima segunda-feira, dia 24. Eles receberão salários de R$ 801 por mês, com obrigatoriedade de exclusividade ao serviço.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas