11 de outubro | 2020

Região de Barretos foi a única a regredir no Plano São Paulo

Compartilhe:

A FASE LARANJA!
Olímpia, na verdade, nunca cumpriu as regras
à risca. Nova reclassificação começa a
valer no sábado, mesmo com decreto
do prefeito que é inferior à norma Estadual.

DA REDAÇÃO COM EPTV RIBEIRÃO

O Departamento Regional de Saúde 5, com sede em Barretos  foi o único do estado a regredir da fase amarela para a fase laranja do Plano São Paulo na atualização da sexta-feira, 9. Com isso, restaurantes, academias e salões de beleza não podem mais receber clientes nos locais. Shoppings e comércio de rua precisam reduzir para 20% a capacidade do público e só estão autorizados a abrir durante quatro horas por dia. A nova classificação passa a valer neste sábado, 10.

Para o setor de alimentação, os sistemas de delivery, drive-thru e take-out podem ser mantidos durante a fase laranja.

De acordo com o governo paulista, o rebaixamento do Departamento Regional de Saúde 5 se deu por conta da alta no número de internações por Covid-19, com peso 3 na avaliação, e de óbitos por complicações da doença, com peso 1 na análise.

A média móvel de novas internações subiu 14%, com 80,5 pacientes internados para cada 100 mil habitantes. Já na evolução dos óbitos, o aumento foi de 44%, com 7,8 mortes para cada 100 mil moradores.

Em relação à taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes em estado grave com o novo coronavírus, a região de Barretos está com 60,5%. É a segunda maior do estado, ficando apenas atrás da região de Bauru (SP), que tem 64,2%.

Pela nova regra do estado, as atualizações são feitas após 28 dias de permanência nas novas fases. Com isso, o próximo mapa do Plano São Paulo deve ser divulgado em 16 de novembro. Em caso de piora das regiões, o rebaixamento pode ser anunciado antes dessa data.

AS FASES DO

PLANO SÃO PAULO

Fase vermelha: Permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais.

Fase laranja: Também podem reabrir imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings podem reabrir, mas com restrições.

Fase Amarela: Também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado podem funcionar, mas com restrições.

Fase verde: Também podem reabrir eventos, convenções e atividades culturais com público em pé poderão voltar a acontecer quando houver uma estabilidade de quatro semanas do estado de São Paulo na fase verde (4), também com restrições.

CIDADES DA

REGIÃO DRS V –

BARRETOS

Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa, Vira­douro, Vista Alegre do Alto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas