11 de fevereiro | 2007

Ruiz desautoriza Niquinha a falar em devassa na câmara

Compartilhe:

 

Depois do quase holocausto que virou a Câmara Municipal de Olímpia, que, inclusive, obrigou o encerramento antecipado dos trabalhos, o presidente Francisco Roque Ruiz afirmou que o vereador Antônio Delomodarme (Niquinha) não estava autorizado a falar em devassa ou mesmo auditoria no legislativo, conforme acabou acontecendo em meio à discussão verificada por causa da indicação do nome do vereador Dirceu Bertoco – sem partido – para algumas comissões permanentes.

"Tenho certeza que vou chamar ele agora pra conversar e que ele não vai afirmar que vai fazer alguma coisa, porque nem tem autoridade e autonomia para isso, embora ele faça parte da mesa. Nosso interesse aqui é de estar trabalhando juntos, unidos", falou durante a entrevista que concedeu à Rádio Difusora logo após o encerramento da sessão.

Niquinha se exaltou, bateu em mesa e fez ameaças de devassa e denunciar possíveis falcatruas da mesa diretora passada: "Nós não encontramos ainda nada de falcatrua aqui na câmara. Ele se exaltou um pouquinho, é um momento de nervosismo, sabe que cada ser humano tem uma reação quando encontra uma situação de agressão, ele acabou se doendo pelo amigo, o Dirceu Bertoco".

Sem partido desde fevereiro de 2005, Bertoco fazia parte das comissões no biênio passado e, segundo o presidente, antes vice-presidente de Eugênio José Zuliani, não foi questionado em nenhum momento por isso.

Ele citou que o regimento, "parágrafo" (sic) 46, não exige filiação partidária, assegura tanto quanto possível a representatividade partidária na câmara e indiretamente culpou o vereador Humberto José Puttini pela discussão mais acalorada, levando alguns, segundo ele, a até manifestações mais desequilibradas emocionalmente elevarem o tom de voz.

Francisco Ruiz disse ainda que atendendo solicitação do próprio vereador, retiraria o nome de Bertoco das comissões que estava indicado e para seu lugar, segundo deixou claro, entrará o nome do Niquinha: "parabenizo ele (Bertoco) porque entendeu que existia uma …. um começo de alguma né … implicância. Sempre vai ter alguma coisa pelo que a gente está sinalizando".

Afirmando que conversará com todos os vereadores para que evitem esse tipo de debate, comentou: "Esse tipo de político que grita em microfone, que fala alto, a população já está cansada, nós temos que dar demonstração de educação, de respeito, a população já cansou de ver isso e que não resolve nada".

 

Comissões permanentes

A Comissão de Justiça e Redação está composta pelos efetivos: João Baptista Dias Magalhães, Antônio Delomodarme (Niquinha) e Humberto (Beto) José Puttini; os suplentes são: José (Zé das Pedras) Elias Morais, Dirceu Bertoco e Marco (Coca) Antônio Parolim de Carvalho.

A Comissão de Finanças e Orçamento tem como efetivos: José Elias Morais, Marco Antônio Parolim de Carvalho e Dirceu Bertoco; os suplentes são: João Baptista Dias Magalhães, Humberto José Puttini e Antônio Delomodarme.

Da Comissão de Urbanismo, Obras, Viação e Transporte, única que não tem vereador "carnerista" como membro efetivo tem: Eugênio José Zuliani, Valter (Valtinho) Joaquim Bitencourt e Humberto José Puttini; suplentes: José Elias Morais, Dirceu Bertoco e Marco Antônio Parolim de Carvalho.

Na Comissão de Ação Social e Econômica estão: José Elias Morais, João Baptista Dias Magalhães e Valter Joaquim Bitencourt; suplentes: Antônio Delomodarme, Dirceu Bertoco e Eugênio José Zuliani.

A Comissão de Educação, Esporte e Cultura: Antônio Delamodarme, Dirceu Bertoco e Marco Antônio Parolim de Carvalho; suplentes: José Elias Morais, Valter Joaquim Bitencourt e Eugênio José Zuliani.

Esta foi a composição das comissões permanentes anunciadas pelo presidente logo após assumir a mesa diretora. Porém, se prevalecer o decidido até pelo menos na quinta-feira (08) desta semana, onde se lê Dirceu Bertoco leia-se Antônio Delomodarme (Niquinha).

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas