22 de fevereiro | 2015

Saúde fecha na 2.ª de carnaval e deixa paciente com câncer sem ambulância

Compartilhe:

O fato de a Secretaria Municipal da Saúde ter fechado por completo na segunda-feira de carnaval, dia 16, conforme estava previsto no decreto de ponto facultativo editado pelo prefeito Eugênio José Zuliani, acabou deixando uma paciente com câncer sem acesso a uma ambulância para poder ir ao Hospital Pio VII, o Hospital do Câncer (HC) de Barretos, passar por um exame bastante sério para conhecer o grau de sua doença.

De acordo com a reclamação de Cláudia Regina Ferreira que disse ser moradora do centro e que estava intercedendo em favor dessa paciente, a consulta com o exame estava agendada para a quarta-feira de cinzas, dia 18, mesmo dia em que o setor de ambulâncias foi reaberto, mas somente após o meio-dia.

Cláudia Regina Ferreira fez a reclamação a uma emissora de rádio local.

Segundo ela, a consulta foi agendada na tarde da sexta-feira, dia 13, mas depois que havia encerrado o expediente (até a hora do almoço) para agendar ambulâncias.

De acordo com a reclamação, essa paciente passou por exames na sexta-feira em Barretos e conseguiu retornar a Olímpia no final da tarde, inclusive de ônibus. O resultado disso foi que ela não conseguiu a ambulância e teve de ir de carona para realizar os novos exames que estavam marcados para a quarta-feira. “Eu fui procurar o homem que marca (agenda) a ambulância ele falou: ah, é ponto facultativo. Só depois do dia 18 (quarta-feira de Cinzas). Ele falou: eu não tenho nem chave para entrar aí”, relatou Cláudia Regina Ferreira.

Demonstrando bastante irrita­ção com a situação ela emendou: “Eu falei: cadê a secretária da Saúde. Ele falou: está todo mundo de ponto facultativo. E agora, o que eu vou fazer para levar essa moça para o Pio XII (Hospital do Câncer de Barretos)? Porque a doença é prioridade. Para mim o carnaval não presta. Agora ninguém vai ouvir que eu preciso levar ela pra o Pio XII? Ela está mal, ela está sangrando, ela está com dor. Ela vai fazer uma colonos­copia. É uma pequena cirurgia para ver se o câncer não andou (espalhou) para o corpo inteiro. Como que eu vou levar”.

Além disso, havia o desconforto para a paciente que em razão do local onde se encontra o problema enfrenta dificuldades para se acomodar: “Ela precisa de uma ambulância com maca porque ela não senta. Ela só fica de lado porque o tumor está na entrada do ânus”.

A mulher demonstrava bastante irritação com a situação que deparou por causa do ponto facultativo do carnaval. “E a saúde? Cadê o prefeito (Eugênio José Zuliani) e a secretária da saúde (Silvia Elizabeth Forti Storti) que não veem isso”, questionou às autoridades responsáveis pelo setor.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas