12 de janeiro | 2010

Surto de virose já chega a 283 casos em 12 dias

Compartilhe:

O surto de virose, que está acontecendo há 12 dias na cidade de Olímpia, já atingiu 283 pessoas. Segundo pacientes, a maioria com mais de dez anos de idade, apresentaram vômitos e diarréias, sintomas geralmente associados a viroses. O Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, analisa amostras de fezes das pessoas atendidas e também de alimentos que teriam sido consumidos.

O total, segundo informou na terça-feira, dia 12, o jornal Folha de São Paulo, caderno de Ribeirão Preto, já é de 65 casos a mais que a última informação obtida pela Folha da Região, no final da tarde da sexta-feira, dia 8, com a secretária de saúde de Olímpia, Silvia Elizabeth Forti Storti. Segundo ela, não foi encontrada uma ligação entre os casos.

“A origem não está identificada. Estamos aguardando os resultados dos laudos, mas ainda não sabemos se foram causadas por vírus ou bactérias”, afirmou a secretária à Folha de São Paulo. Para detectar o que gerou o elevado número de suspeitas de virose, a secretaria enviou amostras de alimentos consumidos e de fezes dos pacientes para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, até o final da tarde da segunda feira, dia 11, dos 283 pacientes atendidos com vômito ou diarréia, oito deles tinham menos de um ano de idade; 50, entre um e quatro anos; 27, entre cinco e nove anos; e os outros 198 mais de dez anos.

Nenhum dos pacientes atendidos na rede pública apresentou quadro clínico grave, de acordo com Storti. Como forma de evitar novos casos, a Prefeitura de Olímpia iniciou, na semana passada, campanhas para estimular a higienização pessoal e de limpeza dos alimentos entre os moradores.

As orientações – que incluem ferver a água consumida e evitar alimentos fritos também estão sendo feitas aos turistas que visitam a cidade nesta época do ano, atraídos pelo parque aquático da cidade, pousadas e hotéis-fazenda. Como parte dos casos foi detectada em frequentadores desses estabelecimentos, a preocupação leva a que sejam visitados pelas equipes da secretaria e recebam um acompanhamento especial.

Casos como os de Olímpia foram registrados em outras regiões do Estado. No Guarujá, entre 31 de dezembro e 3 de janeiro, 780 pessoas foram atendidas com vômito e diarréia. Até anteontem, três surtos foram detectados na capital.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas