30 de janeiro | 2022

“… E Por Falar Em…Flutuações Políticas do Geninho

Compartilhe:

A. Baiochi Netto
Quando o olimpiense e deputado federal Geninho, há não muito tempo atrás, transferiu seu título (domicílio) eleitoral para Rio Preto, muitos interpretaram, na época, que o deputado estaria buscando um colégio eleitoral mais numeroso, a fim de facilitar sua possível candidatura à reeleição.

Interpretava-se, ainda, de forma correta, que essa transferência de domicílio eleitoral era realizada de pleno e comum acordo com o deputado rio-pretense Rodrigo Garcia, político de grande prestígio junto ao Governador de São Paulo, João Doria.

Indagava-se, então, se essa estratégia seria proveitosa para o deputado olimpiense, uma vez que Rio Preto conta com deputados igualmente candidatos à reeleição, além de gente nova, citando-se como exemplo Edinho Filho, filho do Prefeito Edinho de Rio Preto, e que se anuncia como candidato à Câmara Federal.

Ocorre que Geninho entrou na política de Rio Preto com força total, passando, inclusive, a tomar decisões relativas à política naquele município, contando com o respaldo de Rodrigo Garcia e do Governador do Estado.

Paralelamente Geninho passou a ser protagonista de uma campanha e de manifestações pessoais que repercutem na mídia daquela cidade. Comenta esta Folha da Região, em sua última edição, que Geninho vem se apresentando em Rio Preto como natural daquela cidade e não de Olímpia, sua terra natal.

Tanta movimentação em torno de seu nome teria uma motivação que não se prende a uma eventual campanha à reeleição. Segundo circula nos bastidores políticos daquela cidade, Geninho será o candidato do Governador Doria e de Rodrigo Garcia a ….. Prefeito de Rio Preto.

A se confirmar esse prognostico, a transferência do título eleitoral teria sido planejada e concretizada como marco inicial da futura candidatura a Prefeito de Rio Preto.

E por que a escolha de seu nome? Pela razão de que o grupo de Rodrigo Garcia e do Governador João Doria não teria nenhum nome da cidade com possibilidades eleitorais de disputar as eleições para Prefeito contra o candidato a ser apoiado pelo Prefeito Edinho Araujo, do PMDB, já reeleito uma vez e que desfruta de considerável prestigio e da aprovação da população rio-pretense. Edinho Araujo, a propósito, não é natural de Rio Preto, tendo se transferido para essa cidade após ter sido Prefeito por duas vezes no distante município de Santa Fé do Sul.

Como se vê, a população rio-pretense não é preconceituosa e acolhe, sem xenofobia, políticos de outras terras que venham a aportar em seu município.

Justifica-se, se assim se confirmar, o protagonismo e o marketing em torno do político olimpiense naquela cidade.

Mas, é de concluir-se, apenas não fica bem a Geninho renegar a sua terra de origem, Olímpia, onde ainda mantem suas raízes familiares e o grupo de amigos que o apoiou em sua iniciação política. Não precisava disso.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas