08 de julho | 2012

Eleições, dada a largada

Compartilhe:

Do Conselho Editorial

Já estão protocoladas na justiça eleitoral as candidaturas majoritárias e proporcionais dos que pretendem concorrer às cadeiras de prefeito e de vereadores.

No campo dos candidatos a vereadores são poucas e nem tão expressivas as novidades, que ao longo da disputa serão discutidas pelos órgãos de comunicação, em função de sua notoriedade ou propostas levadas no horário eleitoral e nos palanques.

Confirmou-se os nomes dos que são vereadores e que nos bastidores afirmava-se não participariam da disputa eleitoral.

De fora alguns vereadores e um que disputará o cargo de prefeito, prevê-se uma mudança razoável nos nomes que irão ocupar por quatro anos a Casa da Aurora Forti Neves a partir do ano que vem.

Tôto Ferezin, Guegué e Primo Gerolin decidiram ficar fora da disputa este ano e o vereador Magalhães resolveu se aventurar na direção da cadeira da Nove Julho.

Assim sendo, compõem o quadro eleitoral para que os eleitores teclem seus nomes para prefeito em outubro próximo, Eugênio José Zuliani (DEM), vice Gustavo Pimenta (PSDB), Helena de Souza Pereira, vice Frei Flaerd Valvassori (ambos do PMN) e João Magalhães (PMDB) vice José Robero Bijotti (Pt do B).

Toda aquela guerra de bastidores envolvendo desde pesquisas a retirada de candidaturas ou a possível confirmação na condição de vice do Frei franciscano, anunciada neste jornal e desmentida, ou colocada em dúvida por outros meios de comunicação, faz parte do passado.

Viradas estas páginas outras já começam a ser desenhadas e escritas, pois o terror que envolve os que temem a perda do emprego e os que pretendem ganhar um "serviço" no espaço público dá asas a imaginação e faz com que imaginem situações que entendem possam desgastar os que consideram adversários.

Dada a largada rumo a Nove de Julho e a Aurora, a tendência pelo demonstrado até aqui é de que haja uma disputa com baixo nível de discussão programática, como foi a eleição passada, que acabou indo para a vala do lugar comum e finalizou com apenas um candidato fora do eixo da baixaria.

Tomara que os responsáveis pela manutenção da ordem na área eleitoral, MP e Judiciário, estejam atentos para que a disputa que se inicia já, com presidentes de partidos, funcionários comissionados que exercem o jornalismo e candidatos pedindo, descarada ou indiretamente, votos pelos meios radiofônicos ou pelos jornais que detêm, não descambe para questões de ordem pessoal.

O eleitor que também fique atento para as propostas dos candidatos que pretendem comandar a vida da cidade nos próximos quatro anos, pois é de vital importância que o eleitorado se conscientize que a escolha é sua, e que, portanto, se houver políticos que não preencham os requisitos éticos exigidos por uma sociedade séria, eles só estarão na condição de representantes do povo com o aval, o voto da maioria.

Este raciocínio serve também para o prefeito a ser escolhido.

Dada a largada, inicia-se um período em que serão expostas as idéias e as propostas que cada um tem para cada setor da sociedade local. Estejam atentos os órgãos inibidores dos exageros para coibi-los e os eleitores para repudiá-los nas urnas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas