02 de fevereiro | 2014

Era uma vez um gigante

Compartilhe:

Fábio Prado

Era uma vez um gigante, ele vivia a sua vida tranquilamente, era feliz, tinha circo (futebol, carnaval e BBB), tinha pão, (bolsa família).

Um dia ele acordou e percebeu que na verdade ele não tinha absolutamente nada, que não existia um sistema de saúde digno, não existia educação para os seus filhos, que ele não podia sair às ruas porque talvez não voltasse para casa, que os seus representantes não o representavam e que no dia das eleições, não existia ninguém que o representasse.

Ele começou a dar atenção ao que vinha acontecendo ao seu país, desvio de dinheiro público, tarifas abusivas de transporte público, falta de transporte público digno, mensalão, escândalos generalizados, percebeu então, que os poucos políticos que foram para cadeia, não passava simplesmente do sistema dando a mão para não perder o braço, como dito em Tropa de Elite pelo Capitão Nascimento.

Ele começou a pensar: Será que a falta de um sistema educacional decente era um plano mirabolante de mentes atuantes no poder para manter o gigante ignorante e fazer com que ele não entendesse o que estava acontecendo de fato? Será que a política pão e circo fazia com que ele não tivesse vontade de reclamar, afinal com a barriga cheia, vendo o timão na TV e depois o BBB o que mais estava faltando?

Percebeu então que se ele não fizesse nada, isto nunca iria mudar, seus filhos iriam estudar em escolas falidas, ficariam doentes e iriam amargar filas intermináveis para acabar sendo internado em um leito no corredor ao lado de um banheiro fétido, que no final das contas iriam acabar trabalhando para um sistema que mantém pessoas de caráter duvidoso no poder.

Este gigante se enfureceu, tinha que alertar a todos a sua descoberta, foi as ruas, protestou contra todas as injustiças sociais que tinha visto, mas infelizmente um bando de vândalos se apoderou de seu protesto e começou a destruir tudo, a polícia agindo corretamente começou a perseguir estes vândalos, mas o movimento original já tinha perdido o sentido, o gigante foi silenciado mais uma vez.

Surgiu mais uma dúvida: quem de fato o silenciou? Foram gigantes que ainda não entenderam o que esta acontecendo de fato? Ou foi o sistema infiltrado? Ele percebeu que as coisas são mais complicadas do que ele imaginava, parece que o sistema está sempre um passo a frente, tomando cuidado para que nada saia do lugar, para que a máquina de fazer dinheiro não pare de funcionar.

Percebeu que numa manobra rápida e prometendo que isso tudo iria passar, que tudo já estava melhorando, o poder público já tinha gasto aproximadamente R$ 10 bi para a realização do maior circo de todos, que infelizmente durante muito tempo ele iria ter que se contentar com o que estava acontecendo.

Será que estou louco? Perguntou o gigante a si mesmo, todos parecem felizes! Por que afinal estou triste, este ano tem copa do mundo, tudo vai ficar bem?

Por isso, nas próximas eleições, mesmo não tendo ninguém que o represente, antes de votar, entre na internet e pesquise sobre o seu candidato, veja se ele tem ficha limpa, se não tem nenhum tipo de processo, se não está envolvido em nada. Mesmo isto não te dando garantias de nada, é melhor do que votar simplesmente por votar.

Já pensou no impacto que terá na vida de seu filho se você simplesmente desligar a televisão e abrir um livro? As crianças de hoje gritam porque disputam sua atenção com a televisão.

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.

 

Fábio Prado é CEO da SCTECH, latu-sensu em gestão da qualidade e bacharel em Ciência da Computação.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas