16 de março | 2008

Oposicionistas também já articulam candidatura para eleger novo prefeito

Compartilhe:

 

Os oposicionistas também já estariam articulando em torno de uma coligação para ter uma candidatura em condições de eleger o novo prefeito do município de Olímpia. O PT (Partido dos Trabalhadores) e o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), também já estariam articulando uma aliança política para tentar vencer o grupo do prefeito Luiz Fernando Carneiro, na eleição municipal de cinco de outubro.

As conversas para a união entre os dois partidos, inimigos no cenário nacional, já estariam avançadas. Pelo menos isso é o que se pode depreender de informação publicada pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto. O presidente do PSDB e pré-candidato a prefeito, Luís Gustavo Pimenta, teria dito que da união com o PT poderá sair os nomes para a disputa dos cargos de prefeito e vice-prefeito. "Nossas conversas caminham nesse sentido, pela união, já que hoje os dois partidos estão juntos no grupo que faz oposição ao atual prefeito", disse.

Na opinião do sindicalista Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, tesoureiro do PT, as desavenças históricas entre os dois partidos não refletem no comando das legendas em Olímpia. "Temos um bom relacionamento. O prefeito tem um estilo autoritário e para a oposição vencer deve estar unida", diz o petista ao comentar sobre a aproximação.

Oliveira teria informado ainda a possibilidade de agruparem também ao DEM, liderado pelo vereador Eugênio José Zuliani. A finalidade é a de fortalecer ainda mais essa aliança política. "Se o DEM entrar para o grupo podemos definir o candidato a prefeito escolhendo um nome dessa coalizão (PT, PSDB e DEM)", reforçou.

No entanto, ainda segundo o jornal, se o DEM se juntar ao grupo, não abrirá mão de indicar o candidato a prefeito. O principal nome do partido é o de Zuliani. "Sou pré-candidato a prefeito e vou tentar viabilizar meu nome nas alianças com os partidos", disse o vereador que tem apoio de Valter Joaquim Bittencourt.

Porém, Zuliani desconversa sobre qualquer possibilidade de aliança política com o PT. "Acredito que a aliança mais viável seria a tradicional, que envolve DEM, PSDB, PTB, PPS e PSL", afirmou.

A oposição a Carneiro conta ainda com o nome de Celso Mazitelli, segundo colocado na eleição de 2004 e que assumiria o cargo caso o TRE confirme a decisão de 1.ª instância. Se a ampla aliança da oposição se concretizar, o ex-prefeito José Fernando Rizzatti afirmou que os partidos deverão contratar uma pesquisa eleitoral que indicará os melhores nomes em condições de vencer a eleição.

"Esses nomes receberão o apoio político dos partidos", disse. Porém, se isso não ocorrer, o PSDB lançará candidato próprio, cujo nome ainda não está definido.

PEQUENOS

Os partidos menores também estão tentando articular as alianças com a finalidade de participar ativamente da disputa eleitoral do dia cinco de outubro próximo futuro. De acordo com o ex-presidente da câmara e ex-vereador Luiz Antonio Moreira Salata, presidente do diretório municipal do PP (Partido Progressista), há possibilidade de seu partido se unir ao PV, Psol e PMN em torno de uma candidatura.

"Hoje somos um bloco partidário que atua na oposição ao atual prefeito e podemos seguir unidos na disputa da eleição municipal, até mesmo com um candidato a prefeito", afirmou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas