25 de agosto | 2011

Secretaria prepara funcionários para o “Saúde da Família”

Compartilhe:


Da Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a preparação dos funcionários que atuarão no Programa da Estratégia da Família (ESF), antes denominado por Programa da Saúde da Família (PSF), no município de Olímpia. Para tanto, está realizando curso introdutório para as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, regiões norte e noroeste do município, respectivamente.

No total, 36 profissionais passam pelo treinamento. Mas em outubro serão capacitados os grupos que atenderão nas unidades do Jardim São José (zona sul) e Jardim Alfredo Zucca, chamado popularmente de COHAB IV (zona norte). As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

Segundo informações da Secretaria, o Saúde da Família tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, levando-as para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

O atendimento é prestado por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário, em UBS ou nos domicílios.

Essa equipe e a população acompanhada criam vínculos de corresponsabilidade, o que facilita a identificação, o atendimento e o acompanhamento dos agravos à saúde dos indivíduos e famílias na comunidade, conhecendo melhor os problemas e evitando sofrimentos e perdas.

Em Olímpia, segundo a Secretaria, as equipes são compostas por 1 médico generalista, 1 enfermeiro, 1 técnico em enfermagem, 1 recepcionista, 1 auxiliar de serviços diversos, 6 agentes comunitários de saúde, 1 dentista e 1 auxiliar de consultório odontológico.

ESF SAI DO PAPEL APÓS 10 ANOS

O programa Saúde da Família em Olímpia saiu do papel no mês de maio deste ano, depois de 10 anos de sua criação, através da Lei Municipal 2.823, de 6 de setembro de 2.000.

Como se recorda, no dia 28 de maio, a Imprensa Oficial do Município (IOM) publicou o decreto do prefeito Eugênio José Zuliani, criando duas Unidades de Saúde da Família (USF), com quatro equipes e 40 profissionais, dos quais, 24 serão contratados através de concurso público.

Consta que mais de um quarto da população urbana estará dentro da cobertura pretendida pela Saúde da Família. Mas além do ESF, o atual governo também instituiu o programa Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em parceria com o Ministério da Saúde.

Desta forma, duas UBS deixam de ser ‘Básicas’ e passam a se chamar Unidades de Saúde da Família (USF) – a "Dr. Francisco Figueiredo Filho", zona sul, e a "Valter Stuck", zona norte. A primeira contará com três equipes, totalizando 30 profissionais, já que atingirá um público estimado de quase 9 mil pessoas, enquanto que a segunda, apenas uma equipe de dez profissionais, para um público estimado em três mil pessoas.

Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de, no máximo, quatro mil habitantes, sendo a média recomendada de 3 mil habitantes de uma determinada área, e estas passam a ter corresponsabilidade no cuidado à saúde.

A USF "Francisco Figueiredo Filho" abrangerá o seguinte território: Avenida Andrade Silva, a partir da Avenida Aurora Forti Neves, sentido rua Vergílio Fioroto, avenida Nossa Senhora de Fátima, rua Enrique Minari, avenida Harry Giannecchini, ruas Domingos Sgorlon, Maria da Paixão Toledo e Gastão Vidigal, até a avenida Andrade Silva.

Já a USF "Valter Stuck" atenderá os moradores da avenida do Folclore, a partir da rua Domingos Bizzio, sentido rua Projetada Um e Edson Jesus de Abreu, cobrindo toda a área do Jardim Alfredo Zucca e adjacências.

Segundo o decreto assinado por Geninho, o prazo de duração da Saúde da Família será de seis meses, "prorrogáveis independentemente de qualquer ato formal, pelo período de vigência dos respectivos convênios junto ao Ministério da Saúde", ou seja, enquanto houver demanda e atendimento, o programa será mantido.

MAIS DUAS UNIDADES

De acordo com a secretária da Saúde, para a criação das quatro equipes da Saúde da Família não foram utilizados os R$ 400 mil já aprovados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal.

A secretária explica que o trabalho foi "totalmente técnico" (sic) junto ao Ministério da Saúde e que pleiteava, além do bairro São José, as comunidades do Campo Belo e Santa Ifigênia.

Porém, num primeiro momento, o Ministério optou pelo projeto do Jardim São José, por ser mais populoso e carente. Quando o recurso vier, será para a construção da sede própria de uma USF naquele bairro. Por enquanto funcionará na "Francisco Figueiredo Filho".

Por outro lado, a prefeitura de Olímpia está construindo com recursos próprios mais uma Unidade de Saúde da Família, esta no Jardim Tropical 2. "Ela já será inaugurada como USF, e até lá mais um projeto deverá estar aprovado no Ministério da Saúde", garante a secretária.

O PROGRAMA

De acordo com o Ministério da Saúde, estudos acadêmicos em curso demonstram que a Saúde da Família apresenta indicadores animadores como a redução da mortalidade infantil. "E, consequentemente, haverá o aumento da satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido resultado das mudanças das práticas das equipes de saúde", diz o órgão.

O programa Saúde da Família é atualmente a estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) melhor avaliada por seus usuários, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). De acordo com o Estudo Sistemas de Indicadores de Percepção Social, 80,7% dos entrevistados avaliaram a Saúde da Família como "muito bom" ou "bom". A pesquisa também avaliou a percepção da população em relação a outros serviços, como a oferta de medicamentos nas unidades de saúde e o atendimento a urgências e emergências.

RESULTADOS

A Estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994 apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos.

A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas