28 de maio | 2026

Tereos e Syngenta inauguram meliponário educativo e promovem ação com crianças em Olímpia

Compartilhe:

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO
Projeto implantado no Centro de Educação Ambiental busca conscientizar sobre a importância das abelhas sem ferrão para a biodiversidade e marca início de parceria entre as empresas em programa nacional de proteção aos polinizadores.

A Tereos e a Syngenta inauguraram nesta quarta-feira, 27 de maio, um meliponário educativo no Centro de Educação Ambiental de Olímpia, em uma ação voltada à conscientização ambiental e à preservação das abelhas nativas sem ferrão.

A iniciativa ocorreu durante o mês em que é celebrado o Dia Mundial da Abelha e contou com a participação de 45 crianças do 3º e 4º ano da Escola Joaquim Miguel dos Santos. Durante a atividade, colaboradores voluntários da Tereos participaram de dinâmicas educativas para ensinar aos estudantes a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental e para a produção de alimentos.

Segundo as empresas, o projeto também marca oficialmente o início da parceria entre a Tereos e a Syngenta dentro de ações voltadas à preservação da biodiversidade e proteção dos polinizadores.

MELIPONÁRIO TERÁ ESPÉCIES NATIVAS

O espaço educativo foi implantado em área cedida pela Prefeitura de Olímpia e contará com duas colmeias de cada uma das seguintes espécies nativas da região: Jataí, Iraí, Marmelada e Mirim Droryana.

O objetivo do meliponário é promover educação ambiental e ampliar a conscientização da população sobre a importância dos polinizadores, especialmente das abelhas sem ferrão, fundamentais para a manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Olímpia e integra atividades de preservação ambiental e incentivo às boas práticas agrícolas.

PROJETO INTEGRA REDE NACIONAL DE PROTEÇÃO

Com a iniciativa, a Tereos passa a integrar oficialmente o Projeto Coexistência, programa criado pela Syngenta para estimular a convivência sustentável entre agricultura e apicultura.

O projeto reúne atualmente nove usinas parceiras e cerca de 180 apicultores, formando uma rede de proteção composta por aproximadamente 800 apiários e mais de nove mil colmeias.

Segundo os organizadores, a produção gerada pela rede já alcança cerca de 136 toneladas de mel.

A proposta do programa é incentivar boas práticas agrícolas e fortalecer a preservação dos polinizadores, considerados essenciais para a segurança alimentar e manutenção da biodiversidade.

TECNOLOGIA AUXILIA APICULTORES

Além da implantação do meliponário, a parceria prevê visitas técnicas aos apiários da região e acompanhamento junto aos apicultores cadastrados.

As atividades contarão com apoio técnico da startup GeoApis, empresa que utiliza sistemas de geolocalização para conectar atividades agrícolas e apicultura.

Segundo Roberto Castro, líder de Boas Práticas Agrícolas da Syngenta no Brasil, a iniciativa demonstra que produção agrícola e preservação ambiental podem atuar de forma integrada.

“A parceria com a Tereos demonstra que a tecnologia é a ponte para um campo mais sustentável. Os dados de produção de mel e a saúde das colmeias provam que é possível produzir com eficiência e proteger a biodiversidade simultaneamente”, afirmou.

PROJETO APÍCOLA EXISTE DESDE 2019

A Tereos também destacou que desenvolve desde 2019 o Projeto Apícola, iniciativa voltada à educação ambiental e fortalecimento da atividade apícola nas regiões onde atua.

Segundo a empresa, desde o início do programa foram mapeados e cadastrados mais de 448 apiários e 63 apicultores distribuídos em 31 municípios.

As ações incluem treinamentos, capacitação técnica e atividades de conscientização ambiental voltadas a crianças e adolescentes.

Para Rafaela Shiota, gestora de meio ambiente da Tereos, a parceria reforça o compromisso ambiental da companhia.

“A parceria com a Syngenta é mais um importante passo para reforçar nosso compromisso com a proteção das abelhas e nosso cuidado com o meio ambiente. Acreditamos que a conservação da biodiversidade deve caminhar junto com o desenvolvimento das comunidades, e as ações voltadas à proteção das abelhas refletem essa visão”, declarou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas