17 de outubro | 2021

… E por Falar Em… Gente que Brilha

Compartilhe:

Baiochi Netto

“Ufano” é uma expressão pouco usada, mas que serve para ilustrar o artigo de hoje. Significa, em síntese, um sentimento de orgulho e de satisfação íntima, provocado por algum motivo relevante.

Creio que para nós, olimpienses, é a palavra certa para definir nossa satisfação intima e orgulho quando deparamos com o sucesso de algum conterrâneo, obtido dentro e fora de nossas fronteiras.

É o caso, por exemplo, de nossa conterrânea Luciana Maria Depieri Branco, neurocientista olimpiense, que, conforme reportagem da “Folha da Região”, em sua última edição, é autora de trabalhos técnicos sobre ginástica cerebral para superar dificuldades, que se transformaram em livro e que obtiveram repercussão no exterior, incluindo prêmio obtido na Áustria, sendo ainda objeto de pedidos por parte de jornal científico de Nova Iorque, além de novo livro em preparo e que será disponibilizado pela Amazon.

Em tempos não muito distantes já sentimos esse grau de satisfação ante o sucesso de outros olimpienses, agora nas áreas artística e esportiva.

Na área artística é de se relembrar que da antiga Rádio Difusora local saíram o narrador e comentarista esportivo Luiz Noriega para brilhar da TV Tupi, de São Paulo, então pioneira no Brasil. A propósito, é pai de Mauricio Noriega, comentarista da Sport TV e da Globo.

Também da Difusora saiu o nosso Paulinho Miessa, para brilhar nas novelas da Globo sob o nome artístico de Paulo Goulart.

Na parte esportiva não há como se ignorar o sucesso dos irmãos Angelo e Reinaldo Gianechine, popularmente conhecido entre nós como Patão, que saíram de Olímpia para brilhar nos grandes clubes de basquete da época, chegando à seleção Paulista. Reinaldo, também a propósito, é pai do ator e galã Reinaldo Gianechine, da Globo.

Voltando aos dias atuais, é igualmente prazeroso esse sentimento íntimo de ufania ao constatarmos outro olimpiense que vem brilhando, agora na área da economia nacional. Referimo-nos ao olimpiense Luiz Henrique Bertolino Braido, economista com grau de doutorado pela Universidade de Chicago (EUA), integrante atual do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, assim indicado pelo Presidente Bolsonaro e aprovado pelo Senado Federal em 2 de outubro de 2019. É mais um olimpiense que brilha lá fora. O CADE é um dos órgãos mais importantes da Economia Nacional, responsável, inclusive, pela aprovação de fusões e aquisições entre grandes empresas nacionais, tipo Petrobras, como também pelos tratados internacionais firmados pelo Brasil.

É certo que outras cidades de maior porte, da região, também tenham motivos para sentirem ufania com referência a sucessos alcançados fora de seus limites. Mas, cá para nós, neste item, a pequena Olímpia não fica atrás de nenhuma delas

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas